O projeto Rights Talk é organizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Como estudantes de medicina, iremos enfrentar ao longo da nossa vida profissional várias realidades, muito díspares e muito diferentes, mas o nosso objetivo máximo deve permanecer sempre o mesmo: cuidar e curar a pessoa, o ser humano, independentemente da idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas. É nesse sentido que surge o projeto Rights Talk.

Pretendemos que os nossos estudantes estejam preparados para lidar com as várias pessoas e realidades que irão encontrar no exercício da profissão médica, percebendo qual a melhor forma de estar com o doente, no sentido de estabelecer uma relação médico-doente de mútua confiança. Nesse sentido, o atual projeto pretende sensibilizar os estudantes de medicina da FMUL para diferentes temas da atualidade, atraves de uma discussão informal sobre os mesmos, tendo como enfoque problemas éticos, sociais e de Direitos Humanos.

Nós, estudantes de medicina e futuros médicos, cidadãos ativos, devemos ser um exemplo de humanismo, lutando sempre pela igualdade no acesso e na prestação de cuidados de saúde, pelo que pretendemos dar as ferramentas para que cada aluno possa ser um agente da mudança que pretende ver no mundo, iniciando a formação dentro da faculdade para um dia se estabelecer na restante sociedade, movida pelo exemplo de cada um de nós.


Estrutura das sessões

As sessões terão um tema com um orador sobre a area do mesmo abrindo depois um periodo de discussao informal entre os partipantes.


Contacto:

responsabilidadesocial@aefml.pt