Introdução
Projeto
O Best Buddy é um projeto da EMSA (European Medical Students’ Association) que visa promover uma relação benéfica entre um doente c´ronico internado e um aluno, com o objetivo de diminuir o desconforto inerente ao seu internamento hospitalar.
Quando acontece
O projeto Best Buddy conta habitualmente com 2 edições anuais espaçadas ao longo do ano letivo. Os voluntários selecionados serão distribuídos por 2 turnos em cada edição, cada um com duração de 10 dias.
O horário em que cada aluno visitará o seu Buddy ficará ao critério do participante, de acordo com a sua disponibilidade, devendo estar com o doente no mínimo 7 horas ao longo do seu turno.
Antes e no final de cada edição haverá uma formação de caráter obrigatório para os participantes selecionados.
Onde acontece
Em cada edição, os voluntários são distribuídos por vários serviços de Pediatria localizados na área metropolitana de Lisboa. Em anos anteriores, o projeto colaborou com o Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital Garcia de Orta, Hospital Beatriz Ângelo e IPO.
Participantes
Apenas os alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa podem integrar o projeto. O número de participantes dependerá das vagas disponibilizadas por cada um dos serviços hospitalares parceiros.
De forma a que mais alunos tenham oportunidade de realizar este projeto terão prioridade os alunos que nunca participaram.
Para além dos primeiros sorteados que integrarão o projeto, os candidatos que ficarem colocados a seguir ficarão registados numa lista de espera, isto é, durante a edição decorrente do projeto, estes alunos poderão ser contactados para acompanharem uma criança que seja internada nesse período de tempo e não tenha um Buddy atribuído.
Inscrições
A inscrição no projeto Best Buddy será realizada através da plataforma UpEvents.
Os candidatos serão selecionados por sorteio.
Consulta o Regulamento aqui:
Contacto:
bestbuddy@aefml.pt