De Alma-Ata a Astana: a trajetória dos cuidados de saúde primários nos países da CPLP

O seminário tem como objetivo estudar a evolução dos cuidados de saúde primários e o grau da sua articulação com os serviços especializados e hospitalares nos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A iniciativa decorrerá em modo híbrido, combinando participações presenciais e à distância. O que se espera desse seminário é poder aprofundar os conhecimentos sobre o grau de desenvolvimento dos cuidados de saúde primários e a sua integração com os cuidados ambulatoriais especializados e hospitalares no conjunto dos países de língua oficial portuguesa, numa perspetiva de intercâmbio de experiências e de ideias.

Neste seminário serão abordados temas como a trajetória histórica e o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários, os principais resultados obtidos ao longo do tempo e os desafios a serem superados, os programas, políticas e estratégias oficiais adotadas, a articulação com os cuidados ambulatoriais especializados e hospitalares, caso existam, bem como o papel que desempenham no combate às doenças endémicas e/ou negligenciadas. A preparação e a retenção dos recursos humanos é outro dos pontos que ocupará as intervenções e debates neste seminário.

Link para inscrição nos dias:

11 de outubro: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_sDYP-iSjSqeHyP7OP-iFYQ

12 de outubro: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_QoY0tJfBRa2vZBaom7jKVQ

13 de outubro: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_j-QEKx2kTrWxzh9gJjOQew