Prémios da Juventude | Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América (OIJ)

general-port.png

O  Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América (OIJ) dinamizaos Prémios da Juventude, iniciativa que pretende premiar as ideias e ações de jovens que promovam a mudança social.

A força transformadora da juventude é o principal ativo que o mundo tem para alcançar a prosperidade, a inclusão e a sustentabilidade. Uma força transformadora que se manifesta dia a dia num conjunto diversificado de ações que afetam positivamente as múltiplas dimensões da vida. Uma força transformadora que deve ser reconhecida e promovida para construir sociedades inclusivas, a todas e todos.

Por isso, o OIJ,  com o apoio da  Secretaria Geral Ibero-Americana - SEGIB, anuncia a primeira edição dos Prémios da Juventude, com o intuito de promover processos de mudança social liderados por jovens que, através de suas idéias e ações, possam juntar mais atores neste compromisso de transformação.

 

Podes participar em 7 categorias:

Ativismo: iniciativas de mobilização social ou política a favor da igualdade de direitos que, no seu desenvolvimento, envolvam os grupos afetados e mobilizem a opinião pública.

Arte em comum: iniciativas que se apropriam da arte e da cultura como ferramentas de transformação social e política, ligando comunidades em processos criativos.

Economia circular: iniciativas empreendedoras que favoreçam o equilíbrio entre processos de produção e consumo, promovendo a sustentabilidade ambiental.

Influenciadores: os que criam opinião pública e mobilizam as comunidades através das redes sociais, reivindicando e demonstrando um compromisso sustentado com uma causa particular.

Narrativa digital: pesquisa, experimentação e criação de histórias, através de novos formatos digitais que geram consciência crítica e impulsionam ações transformadoras.

Sem fronteiras para o conhecimento: estratégias de produção, disseminação e aplicação de conhecimento que envolvam ativamente comunidades ou grupos em situação de vulnerabilidade ou risco de exclusão.

Soluções tecnológicas: iniciativas que, utilizando qualquer suporte tecnológico, contribuem para o bem-estar das pessoas ou comunidades.

Trata-se de um apelo amplo que tem o apoio de entidades de referência que fazem parte da Parceria Internacional para a Cooperação em matéria de juventude, cujo prémio é parte da XXVI Cimeira  dos Chefes de Estado e de Governo, a realizar em 16 de novembro de 2018, em La Antigua (Guatemala).

Prazo: 15 de outubro!

Acede AQUI ao regulamento dos Prémios.

Clica AQUI PARA PARTICIPARES.