O Ciclo de Arte e Cultura está de volta, com a sua 5ª edição a decorrer entre os dias 2 a 7 de maio (segunda-feira a sábado).
Depois de desfrutares dos nossos workshops culturais, que tal tirares uma hora do teu dia para explorar o tema Arte e Saúde Mental nas nossas tertúlias?
Nas noites de dia 6 (sexta-feira) e de dia 7 (sábado) de maio, terás a oportunidade de assistir a conversas que serão transmitidas online, live no Facebook da AEFML, com convidados especiais e moderadas por alunos da nossa faculdade! Qualquer pessoa poderá assistir, não sendo necessário inscrição.
Arte como Refúgio | 6 de maio, 21h30
Já te perdeste na leitura? Ou te encontraste numa música? Nesta tertúlia, iremos conversar sobre como a arte, muitas vezes despropositadamente, consegue partilhar experiências e comunicar emoções relacionadas com a saúde mental, servindo como refúgio.
Moderadora: Catarina Monteiro (estudante 6º ano MIM)
Luís Severo | Cantor-compositor
Luís Gravito, mais conhecido por Luís Severo, é licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Depois da estreia em 2015 com o independente Cara d'Anjo, Luís Severo juntou-se à Cuca Monga, editora pela qual lançou, com a mão da Sony Music, o seu segundo disco, o homónimo Luis Severo, e, mais tarde, o seu terceiro álbum, O Sol Voltou, lançado em 2019.
Helena Magalhães | escritora, editora, ativista literária
Helena Magalhães nasceu em Lisboa em 1985 e, depois de alguns anos no jornalismo, dedicou-se à literatura a tempo inteiro. Em 2017, escreveu o seu primeiro livro e, em 2019, publicou Raparigas como nós, que se tornou um bestseller em Portugal. Ativista literária, criou o clube do livro Book Gang para incentivar a geração digital a ler mais e para divulgar literatura no feminino. O seu último livro, Ferozes, foi publicado em 2021.
Valter Lobo | cantor-compositor
Valter Lobo é um cantautor que se deu a conhecer com um Inverno EP, em 2012. Em 2016, com o primeiro álbum Mediterrâneo em 2016, afigurou-se como um escritor de canções em português da nova geração a não perder de vista. Em março de 2022, regressou com um novo álbum, Primeira Parte de um Assalto.
Arte para Compreender | 7 de maio, 22h
Tens curiosidade em saber mais sobre o papel da arte na intervenção terapêutica e o impacto da arte na vida dos doentes? Será que a arte pode influenciar a recuperação e melhorar a qualidade de vida das pessoas? Assiste a esta conversa para aprofundares o teu conhecimento médico e artístico.
Moderadora: Mariana Bonito (estudante 4º ano MIM)
manicómio | PROJETO ARTÍSTICO
É o primeiro espaço de criação artística, Hub Social e galeria de Arte Bruta, que promove trabalhos de artistas com experiência de doença mental. Nasceu em março de 2019, no Beato, com o propósito de conquistar a dignidade e o reconhecimento dos artistas que lá trabalham, bem como promover a redução do estigma e a mudança da cultura da saúde mental em empresas e no sistema público.
LILIANE VIEGAS | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA MOVIMENTO TERAPIA
Psicóloga Clínica, Terapeuta Corporal e Dança Movimento Terapeuta. É fundadora da Praia-APDMT (Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia) e atual Presidente da Direção, exercendo profissionalmente no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
MARTA TAgArrO | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTE-TERAPIA
Psicóloga Clínica, Arte-Psicoterapeuta e doutorada em Psicologia da Educação. Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Psicoterapia. É docente na Escola Superior de Educação de Santarém e formadora de psicoterapeutas na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.