Após uns longos dois meses de trabalho árduo e muita investigação sobre a União Europeia e os Direitos Humanos, a RESSONÂNCIA tem o prazer de anunciar os vencedores do concurso “desUnião Europeia”.
1º lugar
Miguel Bernardino, 5º ano | União Europeia de Valores - Uma Luta por Direitos Adquiridos
“(...) se a luta contra as alterações climáticas é o veículo para que tenhamos um planeta futuro onde viver, a luta pelos Direitos Humanos é o garante de que esse é um planeta onde vale a pena viver.”
2º lugar
Mariana Bettencourt, 6º ano | A história, e a solidão, repetem-se em ciclo?
“A união é fundamental – já o Hit da minha Noite da Medicina o diz destes loucos 6 anos: “Porque tu não vais fazê-los sozinho” – e afinal, a paz – física ou espiritual, de um aluno, cidadão, país ou mundial, em tanto nos faz depender uns dos outros. Por dizer, por saber, estão os próximos passos que a União Europeia irá tomar.”
3º lugar
Afonso Ribeiro, 4º ano | Europa, olha-te ao espelho, e diz-me quem vês
“A União Europeia é um daqueles team-buildings empresariais: estamos cá todos pelo dinheiro e não tanto para ser amigos, mas vamos fingir que nos damos com a Alemanha porque ela anda a comer o chefe, e pode ser que isso ainda nos ajude a ter um aumento de salário. Pelo menos a herdade que alugaram em Bruxelas para o jantar de Natal tem umas condições impecáveis.”
Menção Honrosa
Pela sua originalidade, relevância do tema e profundidade de pesquisa bibliográfica, o júri atribuiu uma menção honrosa a:
João Pica Fialho de Almeida, 3º ano | O Reino Invisível
“Encaminhamo-nos para um período de servidão. Um novo tipo de escravatura em que o escravo não sabe que o é, porque ama os seus grilhões.”
Aos vencedores e restantes participantes, o nosso muito obrigado pelo vosso interesse e pela vossa participação!
Os textos premiados serão brevemente divulgados na nossa página!