O que é o Medicina Mais Perto: Moçambique?
O Medicina Mais Perto: Moçambique (MMP:Mz) é um projeto de voluntariado internacional da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que, através da cooperação com associações parceiras, contribui para a formação, capacitação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população-alvo em Moçambique, atuando sobretudo na área da saúde.
VISÃO
A visão do MMP: Mz é a existência de um mundo com médicos mais humanos e conhecedores das várias realidades do mundo, capazes de responder melhor e de forma mais adequada aos desafios clínicos e sociais com os quais se irão deparar durante a sua vida profissional.
MISSÃO
A missão do MMP: Mz é proporcionar apoio médico-social à população beneficiária do projeto, visando a sua auto-suficiência, bem como, simultaneamente, criar uma estrutura sustentável que possibilite a concretização da visão do mesmo.
Comissão Organizadora
Ao longo do ano, a Comissão Organizadora, para além de assegurar as condições financeiras e logísticas necessárias à realização do projeto, desenvolve todas as dinâmicas de seleção e formação dos voluntários.
Departamentos
Departamento de Seleção (1 pessoa): responsável pela aplicação de métodos de seleção, em conjunto com uma equipa de psicólogos, de forma a selecionar os voluntários, ao longo das diferentes etapas do projeto. O processo de seleção contempla no total seis fases, que constam no Documento do Projeto, que se iniciam com a Sessão de Esclarecimentos acerca do projeto e culminam com a seleção dos voluntários que integrarão o trabalho de campo.
Departamento de Formação (2 pessoas): responsáveis por:
Garantir a formação adequada dos voluntários;
Dotar os voluntários de competências técnicas e sociais para que ocorra uma boa adaptação ao trabalho de campo e, consequentemente, para que o projeto se concretize da melhor forma possível;
Promover a formação dos voluntários no âmbito da saúde, nomeadamente no que concerne às patologias mais frequentemente encontradas no terreno e aos procedimentos mais comumente realizados;
Promover o pensamento crítico face ao voluntariado e encorajar a participação em ações de voluntariado;
Determinar o número, data, tema e as atividades e dinâmicas das formações de cada módulo de formação do projeto;
Contactar oradores para cada formação, sempre que necessário;
Definir o número, data, local e as atividades e dinâmicas dos momentos de construção de equipa;
Enviar e examinar os formulários de avaliação de formação dos participantes.
Departamento de Tesouraria e Patrocínios (2 pessoas): responsável pelo acompanhamento das contas do projeto e o desenvolvimento de estratégias para a angariação de fundos em valor igual ou superior ao orçamentado.
Departamento de Imagem e Divulgação (1 pessoa): responsável pela criação de imagens/vídeos/banners/(...) ilustrativos do projeto e sua divulgação, bem como da gestão das redes sociais.
Edição MMP:Mz 2020/2021
De salientar que, devido à situação pandémica atual, o MMP:Mz 2020/2021 poderá sofrer algumas alterações relativamente às edições transatas:
Realização de formações/team buildings/dinâmicas por via zoom e não presencialmente.
Possibilidade de realização de mais do que uma formação por semana.
Impossibilidade de realização de trabalho de campo em Moçambique.
Possibilidade de realização de trabalho de campo nacional alternativo.
Gostaríamos que tivesses em conta todas estas nuances, pois só assim poderás integrar esta comissão organizadora da forma mais sincera e consciente possível.
Inscreve-te aqui!
Contigo chegaremos mais perto!
Kanimambo!